segunda-feira, julho 12, 2010

386 - Opinião

(clique na imagem para ampliar)


Valeu a pena a Emancipação do Capão do Leão?

O grande motivo que levou a antiga Vila do Capão do Leão a pedir um plebiscito para emancipar-se do Município de Pelotas, há mais de 28 anos atrás, foi que muito pouco Pelotas investia no Capão do Leão. Pesquisas recentes mostram que Pelotas vem regridindo economicamente enquanto Capão do Leão vem crescendo. Para responder se valeu a pena a emancipação, eu faço outra pergunta: Se Capão do Leão continuasse pertencendo à Pelotas, será que o dinheiro arrecadado em impostos retornaria como investimento, enquanto Pelotas está descrescendo economicamente? Podem ter certeza, valeu muito a pena Capão do Leão ter se emancipado e como disse meu avô Enedino Silva, quando soube que o SIM pela emancipação havia vencido: "Agora o Capão do Leão é dos Leonenses".

4 comentários:

vrlemos disse...

sim foi muito bom ter-se emancipado, só o ruim é que a cidade ainda é muito dependente de pelotas, pois nem maternidade nos temos, e o dinheiro que deveria circular na cidade, é deixado em pelotas principalmente no comercio pelotense.

Arthur Victoria Silva disse...

Pois é mas a cidade ainda é muito nova, só tem 28 anos. Acredito que vai depender ainda por muito tempo. O leonense usa a infra-estrutura de Pelotas, assim como usava antes da emancipação. O Leonense gasta seu dinheiro no Mercado de Pelotas, assim como antes da emancipação. A grande diferença de antes da emancipação é que o dinheiro arrecadado com a produção feita no Capão do Leão é investida nos Leonenses, não mais enviada para Pelotas. Antes Pelotas arrecadava e retornava muito pouco para o Capão do Leão. Hoje já é possível sonhar com uma infra-estrutura própria no futuro, antes não.

Anônimo disse...

Só uma pergunta: Arthur, onde tu gastas o teu dinheiro? é em Capão do Leão?
Capão do Leão se emancipou apenas para que "alguns" pudessem saciar sua sede de poder.
Angélica Maia

Arthur Victoria Silva disse...

Eu pago ISSQN no Capão do Leão.

Antes da Emancipação, este dinheiro iria para Pelotas.

Sobre a última colocação, não é verdadeira. O motivo da emancipação foi o descaso de Pelotas com o distrito leonense.