sábado, maio 09, 2009

334 - Freio de Ouro tem origem em Capão do Leão

Saiu no Diário Popular em 29/08/2002:

É de origem leonense a bela obra em forma de troféu denominada Freio de Ouro, consagrado prêmio da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) concedido aos melhores de disputa na Expointer.
Pelo menos a parte bruta do troféu, que tem o formado de freio, é fabricada na ferraria dos irmãos Wilson e Wladimir Gonçalves, na rua Catão César Madruga, 40, no centro da cidade. São eles que há seis anos produzem o utensílio que após receber o acabamento adequado se transforma no troféu em ouro, prata e bronze que a entidade entrega aos vencedores da prova disputada anualmente em Esteio.
Para a recente edição do Freio de Ouro foram confeccionados seis exemplares do utensílio. Todos são produzidos de forma artesanal, recebendo os retoques e requintes da sabedoria acumulada ao longo dos anos pelo irmãos. Desta forma, somente para a ABCCC, os irmãos já confeccionaram 36 unidades do prêmio, em sua forma original, bruta.
TRADIÇÃO - Os irmãos Gonçalves, Wilson e Wladimir, são os remanescentes de uma profissão em vias de extinção: ferreiro. Considerando que estão no ofício - apreendido com o pai, Silvino - desde meninos, Wilson, 66, e Wladimir, 64, ultrapassam a marca dos 50 anos, no ramo, produzindo equipamentos de utilização animal, como esporas, freios, ferraduras e outros afins. Foi-se o tempo em que, além de produzir a ferradura, os irmãos ainda ferravam os cavalos.
Atualmente, com o apoio de Tiago, 22 anos, filho de Wladimir, os irmãos dedicam mais atenção, na ferraria, à produção de freios e esporas. Toda o trabalho, sob encomenda, é endereçado a comerciantes de várias regiões do Estado e outras regiões, como Santa Catarina e Paraná.

Nenhum comentário: