terça-feira, abril 17, 2007

179 - Estação nos anos 60

Meu tio Vladir Moreira dos Santos, assim como eu, é uma pessoa apaixonada pela história da família e pelo Capão do Leão. Na família ele é sempre o responsável por filmar os casamentos, batisados, festas, etc. O meu casamento foi o tio Vladir quem filmou. E nesta paixão que ele tem por este tipo de registro me presenteou com um filmagem realizada no Capão do Leão por volta dos anos 60. Nesta filmagem aparece o agente da estação tocando o sino. Eu capturei umas imagens para colocar aqui no Blog.




178 - E. P. Castelo Branco - Primeira Turma

A primeira turma da Escola Presidente Castelo Branco formou-se (no Ginasial) em 23 de dezembro de 1967 com missa de ação de graças na Capela de Santa Tecla e entrega dos Certificados, as 21 horas, na Associação dos Trabalhadores. A foto abaixo mostra os formandos daquele dia.


Na foto (da direita para a esquerda): Nara Regina Santos Villagra, Clóvis Roberto Costa Victoria, Glacy Borges Buck, Adélia Medeiros Baptista (oradora da turma), Carlos Roberto Bréa Victoria, Leila Universina Sant'Ana Jardim, Prof. Antônio Angenor Porto Gomes (Diretor do Ginásio e Paraninfo da Turma), Marielena Victoria Diaz, Gilmar Silva de Souza, Gladis Marisa Fernandes Beléia, Rubi Cavalheiro Kaiser, Alaide Mirta Victoria Diaz e Astrogildo Garcêz da Silva (eliminado pelo fotógrafo).


Alaide Mirta, uma das formadas daquela turma, conta: "Os primeiros alunos do Ginásio eram bastante dinâmicos, considerando aquela época. A maioria da turma (2ª série - 1ª turma de formandos) era sonhadora, queriam melhorar de vida, continuar estudando, enfim ser alguém... Já no primeiro ano de vida do Ginásio, constituímos o Grêmio e, ainda, criamos um jornal chamado "Nosso Jornal". Todos trabalharam muito na criação do Jornal. Precisávamos de patrocinadores/ colaboradores e com muita disposição e insistência, conseguimos os seguintes: Lojas Caringi de Pelotas - tinha tradição comércio de chapéus para homens; Joalheria Pôssas de Pelotas - especializada em jóias, ótica e relógios; Loja Ipiranga de Pelotas ou Vieira, Silva & Cia. Ltda. - distribuidora exclusiva das tintas Ipiranga; Casa Paris de Pelotas - especializada em venda de tecidos; Casa Procópio (Procopinho) de Pelotas - vendia exclusivamente calçados; Lojas Mazza de Pelotas - Granja Cotovelo e/ou Cel. Pedro Osório S/A - venda de gado holandêz."
Colaboração: Alaide Mirta (Victoria) Diaz Sousa

177 - Escola Presidente Castelo Branco

A Escola Presidente Castelo Branco antes era conhecida como Ginásio do Capão do Leão e começou a funcionar em 29 de abril de 1965. Inicialmente foi criada para ser uma escola técnica, tanto que o prédio foi construído com salas para serem oficinas, mas nunca recebeu os equipamentos. Esteve com o prédio pronto e parado por mais ou menos 4 anos. Iniciou com a primeira e segunda série sendo que os alunos da segunda série, num total de 12, tinham feito a primeira em escolas de Pelotas. Com a inauguração do Ginásio do Capão do Leão, os alunos que estudavam em Pelotas solicitaram imediata transferência para lá, pois os custos financeiros, para os pais, sofreriam uma redução drástica. Naquela época, poucos alunos tinham possibilidades financeiras de continuarem os estudos. Terminavam a quinta série do ginasial e paravam por ai. A inauguração do Ginásio possibilitou crescimento intelectual, profissional e financeiro de muitos filhos de moradores do Capão do Leão.
No inicio da escola, o corpo docente foi composto por: Prof Antônio Agenor Porto Gomes, Alvina Luiza Bervalt, Ana Luiza Mena Barreto Leal, Diva Corrêa Cardoso, Jussara Rodrigues da Silva, Luiz Carlos Pinto, Maria Ricardina Recuero, Maria Odete Rangel, Terezinha Domingues Rodrigues e Terezinha Labibe Alan.
O currículo era composto pelas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação para o Lar, Artes Industriais e Educação Física.
O primeiro Grêmio foi composto pelos alunos da primeira e segunda série da seguinte maneira -
Da primeira série:
Gilberto Redü - Tesoureiro
Neiva Maria Albuquerque - Diretora Social
Neusa Jardim - Diretora Social
Teresina Andina - Diretora Social
Dora Luiza Masserom - Diretora Social
Aldrovando da Rosa - Conselho Deliberativo
Vera Zanusso - Conselho Deliberativo
Gladis Avila - Conselho Deliberativo
Albina da Silva - Departamento Cultural
Aldair Ribeiro da Luz - Bibliotecário
Idilio Manoel Bréa Victoria - Departamento Esportivo
Helena Fernandes - Departamento Teatral
Eliza Fernandes - Departamento Teatral
Da segunda série:
Leila Universina Sant’Ana Jardim - Presidente
Astrogildo Garcia da Silva - Vice-Presidente
Adélia Medeiros Baptista - Primeira Secretaria
Gladis Marisa Fernandes Beléia - Segunda Secretaria
Marielena Victoria Diaz - Diretora Social
Gilmar Silva de Souza - Departamento Esportivo
Carlos Roberto Bréa Victoria - Departamento Esportivo
Os inspetores da escola eram os irmãos Rubens Moreira Oliveira e Rui Moreira Oliveira. Eram muito amados e respeitados pelos alunos, direção e Corpo Docente do Ginásio.
Durante muitos anos foi a znica escola a oferecer o ensino de primeiro grau completo e em 1987 foi instalado o segundo grau, sendo hoje a znica escola do Capco do Leco a ter o Ensino Midio funcionando.
Colaboração: Alaide Mirta Diaz Sousa e Ana Maria Victoria Silva.
Complemento em 18/04/2007 por Ana Maria - "Começou a funcionar como Ginásio Estadual do Capão do Leão. Somente na década de 80 é que recebeu a denominação de Presidente Castelo Branco, passando a chamar-se Unidade Estadual de Ensino Presidente Castelo Branco - 5ª a 8ª série. Mais tarde Escola Estadual de 1º e 2º Graus Presidente Castelo Branco. Para que fosse instalado e começasse a funcionar houve uma mobilização muito grande da comunidade já que, como disse a Mirta, a maioria dos jovens do Capão do Leão paravam de estudar na 5ª série primária por absoluta dificuldade financeira, de transporte e de conseguir vagas nas escolas de Pelotas. Naquela época eram poucas as escolas públicas."