segunda-feira, abril 16, 2007

176 - Estação Agente Gomes



Novidades no site do sr Ralph Mennucci Giesbrecht.













Alfredo Rodrigues conseguiu ir até a estação no dia 31 de março de 2007 com seu filho Felipe e tirou algumas fotos, entre elas esta acima. Por Alfredo - "Segundo informações dos moradores da região este prédio tomado pelas árvores era o da antiga estação Agente Gomes que foi desativada provavelmente no final da década de 1960".




A estação de Agente Gomes aparece pela primeira vez nos guias em meados dos anos 1930. Era originalmente um desvio de nome Desvio Descanso. Ariosto Borges Fortes dá a data de inauguração do desvio com a linha, em 1884. O nome homenageia João Baptista Gomes (1878-1935), agente da estação de Capão do Leão quando faleceu. O nome passou a ser Agente Gomes em 14/10/1935, seis meses após sua morte.

Para informação, o Sr João Baptista Gomes é o mesmo que deu o nome a pração João Gomes.



Sr Rodrigues ainda me contou por email - "era sábado e eu e o meu filho Felipe fomos de ônibus até próximo da parada em que a estrada cruza a linha férrea (acesso ao Cerro do Estado) e a partir deste ponto (km 404 da linha) percorremos até a Km 398. A estação Agente Gomes fica entre o 397 e o 398 - portanto ida e volta dá mais ou menos 12 km... É uma pena que o prédio da estação Agente Gomes esteja tão abandonado só, não caiu porque sua construção é muito resistente."




Sr. Alfredo Rodrigues e Sr. Ralph Gisebrecht, muito obrigado pela contribuição para a história de nosso município.

175 - Santa Tecla (Foto Atual)



Em pé da esquerda para direita: Luciano, Giovane, Betão, Ariano, Cunha, Marquinhos, Eder, Vinicius, Leco, Rodrigão e Arlon. Agachados da esq. para direita: Sander, Dionata, Fábio, Denir, Matheus alemão, Mateus, Patrick, Vicente, Cauê, Gleisson e Bira.


Colaboração de Giovane Souza e Éder Hebling.