terça-feira, abril 03, 2007

172 - Rainha da Colônia



Nossa cidade, quando Vila fazia parte do 4º distrito de Pelotas e como tal, participava de inúmeras atividades / festividades /promoções, inclusive da escolha da Rainha da Colônia, tradicional festividade em que eram homenageados os bravos homens e mulheres que colonizaram e contribuíram para o desenvolvimento dos diversos municípios do RGS e que envolvia as diversas localidades do dsitrito e do município de Pelotas e adjacências. A data ainda hoje é lembrada, dia 25 de julho - Dia do Colono e Dia do Motorista. Em tempos não muito distantes, essa data era comemorada com uma grande festa, em lugares antecipadamente escolhidos que culminava com a escolha da Rainha da Colônia, com belas garotas representantes dos diversos lugares do distrito. Em 1957 Capão do Leão concorreu e venceu com uma parente minha, a prima-irmã de minha mãe, Maria de Lourdes Victoria Diaz, já falecida, intitulada Rainha da Colônia em 1957.
Mas Maria de Lourdes, antes de ter sido Rainha da Colônia, foi Miss Capão do Leão, por volta de 1955, conforme saiu em jornal da época. - "... realizou-se sábado, na Vila do Capão do Leão, um grande baile, no cinema de propriedade do sr. Manoel Selmo, e durante o qual foi escolhida "A Mais Bela Leonense". Ás 24 horas, deram entrada no salão as 3 candidatas, gentis senhoritas Lenita Malicheski, Gilda Zanusso e Maria de Lourdes Victoria Diaz, que desfilaram sob intensos aplausos da numerosa assistência, no salão artisticamente ornamentado. Foi eleita a senhorita Maria de Lourdes Victoria Diaz, filha dileta do sr. Hector Diaz e d. Alayde Victoria Diaz, a qual, em breves palavras, agradeceu a sua escolha, sendo, na ocasião, saudada por uma das concorrentes, senhorita Lenita Malicheski. Logo após a proclamação da vendedora foi executada uma valsa vienense, em homenagem a jovem eleita..." -.
Maria de Lourdes não era bela por acaso, pois sua mãe Alayde, ou Carmem Alayde Teixeira Victoria, nome de solteira, já tinha sido Rainha nos anos de 1935 e 1936, com o título Rainha do Carnaval Leonense.
Esta fotografia foi tirada após Maria de Lourdes ter sido coroada Rainha da Colônia, em 1957.
Colaboração da prima Alaide Mirta Diaz Sousa, irmã de Maria de Lourdes.