sábado, junho 09, 2007

198 - O Nome "Capão do Leão" - A Verdade

Complementando o que foi escrito em http://capaodoleao.blogspot.com/2006/03/4-o-nome-capo-do-leo.html, com novas descobertas.
--------------------------------------------------------------------------
O nome "Capão do Leão" já aparece em um carta escrita pelo Padre Doutor (Pedro Pereira Fernandes de Mesquita) [1] enviada à Dom João VI [2], através de seu sobrinho Padre Felício, em 12/10/1809, solicitando a criação de uma Freguesia naquela localidade. Desta carta surgiu a Freguesia de São Francisco de Paula e posteriormente a cidade de Pelotas.
O nome "Capão do Leão" surgiu devido a uma Suçuarana(ou mais), também conhecida como Leão Baio, ter sido encontrada em um Capão (pedaço de mato fechado) daquela localidade. Esta é a história que os mais antigos contam e que saiu no livro “A Cidade de Pelotas”, do escritor Pelotense Fernando Luis Osórios, em 1922. Duas outras versões surgiram posteriormente:

Primeira – Um senhor Açoriano chamado Leão morava no Passo das Pedras, perto de um Capão(mato) ou vendia Capões (ovelhas). Passo das Pedras pertence ao atual município do Capão do Leão mas não fica na mesma localidade que recebeu o nome (centro). Minha interpretação é que este senhor começou a ser chamado de Leão por ficar em uma passagem perto do local Capão do Leão e suas ovelhas eram famosas então a frase pegou “comprar um Capão do Sr Leão”.
Segunda – Um leão teria fugido de um Circo e se escondido em um Capão (mato). Realmente isto aconteceu [3] mas bem posterior a 1809, ano que já existia o nome.

Nenhum comentário: