segunda-feira, dezembro 25, 2006

158 - Ponte do Theodósio II


complemento a http://capaodoleao.blogspot.com/2006/03/18-ponte-do-theodsio.html

Pelo Intendente (Prefeito) Dr. Augusto Simões Lopes

"Ponte de S. Thomé:- Coube-me inaugurar em 4 de março esta importante obra, autorizada pelo meu digno antecessor, em boa hora confiada á esforçada comissão composta dos srs. Antonio Jesuino dos Santos Junior, Alexandre Gastaud, Armando Sica, Heleodoro Xavier. Francisco M. de Mattos e do extincto Angelo S. dos Santos, cujos nomes com prazer registro, aqui, como uma homenagem a esses esforçados concidadãos pioneiros do commettimento findo.
É necessário referir- o valor desta construcção com 40 metros de vão total, de elegante conjuncto, feito inteiramente de cimento armado e que com a conclusão da estrada de automóveis que se tem em vista encurtará a distancia que separa Pelotas de um dos pontos predilectos de veraneio.
Em relatório de me apresentou em 21 de fevereiro, a commissão dava-me conta do capital destinado á construcção da ponte, e cujo emprego intelligente e probidoso permittiu não só leva-la a cabo, como effectuar mais alguns melhoramentos.
Entre estes convém assignalar a abertura e alargamento da estrada de Lligação com o Theodózio e Fragata, n´uma extensão de 2.200 metros, aramadas, ainda com moirões de pedra e arame liso e farpado; a construcção de 12 boeiros, onde foram empregados 49 cylindros.
Feito todo este avultado trabalhoainda restaram 5:936$070, saldo que será applicado no enrocamento do encontro sul, que não pudera receber até a data citada empedramento por não se achar consolidado o aterro, na conservação das pedrasnovas e consolidação dos aterros e da desobstrução do arroio.
Espero que dentro em pouco teremos em execução a estrada de automóveis para Theodozio e Capão do Leão, em conjuntos serviços serão empregados em época apropriada as machinas de estradas da Intendência.
Em artística placa de bronze, fundida nas acreditadas officinas dos srs D.G. Moreira & Cia., collocada á entrada da ponte, ficou lembrado o nome do saudoso engenheiro dr. Benjamin Gastal, ex director da 2a Directoria e autor do projecto da mesma.

[PONTE THEODOSIO 1924] SIMÕES LOPES, Dr. Augusto. Relatório Apresentado ao Conselho Municipal de Pelotas em 20 de Setembro de 1925 Ref. Exercício de 1924. Porto Alegre: Livraria do Globo. 290 pag. Pag. 55.