sábado, junho 03, 2006

88 - Espanhóis Invadem o Rio Grande

Em 1761, os espanhóis decidiram expulsar os portugueses do Rio Grande do Sul, Colônia do Sacramento e Santa Catarina (tratado revogatório de El Prado).
Em 1o de outubro de 1762, a Espanha atacou a Colônia do Sacramento que se rendeu após um mês de cerco e lutas. Os militares portugueses foram enviados para o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Félix da Costa, apesar de militar, deve ter ficado na colônia ou voltou mais tarde, pois veia a casar por lá em 1773. A familia do Padre Doutor (incluindo ele) estava lá e permaneceu no local.
Em 24 (???) de abril de 1763, os espanhóis atacaram a fortaleza portuguesa Santa Tereza, comandada pelo Coronel Thomaz Luis Osório, que não ofereceu resistência.
Em 12 de maio do mesmo ano, D. Pedro Ceballos, governador de Buenos Aires, invadiu Rio Grande com 3.000 homens. Avançaram até São José do Norte.
Ainda no ano de 1763, Portugal e Espanha firmaram o Tratado de Paris e os Espanhois devolveram a Colônia do Sacramento mas continuaram nas outras localidades conquistadas. Perdendo Rio Grande, os portuguêses fugiram para Viamão, fundando a capital do Rio Grande no Porto dos Casais (atual Porto Alegre).

Nenhum comentário: