domingo, maio 07, 2006

75 - O Barão de Santa Tecla


As terras que eram do Padre Doutor passaram por alguns compradores até o Barão de Santa Tecla comprá-las por volta de 1880. Nestas terras foi onde surgiu o povoado do Capão do Leão.
O Barão de Santa Tecla foi Joaquim da Silva Tavares que recebeu o título de sua majestade, D.Pedro II, em 30 de janeiro de 1886, por serviços prestados ao império. Portando, quando recebeu o título de Barão, já tinha as terras no Capão do Leão.
De estirpe guerreira – filho do Visconde de Serro Alegre – nasceu no Herval no dia 28 de janeiro de 1830. Era descendente de famílias tradicionais daquela cidade como os Silva Tavares e os Vieira Nunes. Porém os foros de fidalguia nunca o atingiram nem lhe transmitiram falsos orgulhosos e fúteis e passageiras vaidades.
Mesmo depois de receber o título de Barão, continuou o homem modesto, acessível e por todos respeitado. Embora seus iguais o chamassem constantemente pelo título, a gente da cidade, em sua chã linguagem sincera, o conhecia e para ele apelava como QUINCAS SILVA, nome pelo qual o haviam sempre conhecido.
Foi um dos leais chefes do Partido Conservador, chegou à Presidência da Província, mesmo que por um curto período de tempo, de 6 de agosto de 1888 até 8 de dezembro de 1888. O Barão faleceu em Bagé no dia 17 de novembro de 1900.
Felecido o Barão de Santa Tecla, a Baronesa, D. Amélia Gomes de Melo, juntamente com seus filhos, em 1901 doou terrenos no Capão do Leão para erguer uma escola e uma igreja e dinheiro para sua construção. Em 1903, antes de ser erguida a Igreja de Santa Tecla, no dia 1o de dezembro realizou-se a festa da padroeira sendo juízes João da Silva Tavares e D. Leocádia Tavares de Assumpção, ambos filhos dos barões de Santa Tecla. Para abrilhantar as festividades foram de Pelotas, o Maestro Bandeira com seus cantores, ocupando o improvisado coro durante a Missa, e a banda da União Democrata, que executou excelentes trechos musicais, durantes as solenidades.
Terminada a festa, a Baronesa de Santa Tecla recebeu em sua casa do Capão do Leão, os juízes e diversos amigos, homenageando-os com um jantar. Mas só em fevereiro de 1915, foram lançadas as pedras fundamentais da escola e da igreja, nos terrenos doados pela família.

[DIARIO POPILAR] NASCIMENTO, Heloisa Assumpção. Santa Tecla do Capão do Leão. Pelotas: Diário Popular. 30/09/1984.

Dúvida: A escola seria o Grupo Escolar Dr. Dario da Silva Tavares?

Nenhum comentário: