domingo, abril 02, 2006

56 - Times Leonenses

Em 1o de março de 1942, 48 pessoas fundadaram o Independente Futebol Clube. O nome foi sugerido por Adelino Teixeira e o clube, usando as cores vermelho, azul e amarelo, teve na primeira direção Manoel Gomes, Antônio Vargas, Orlando Bouças, Luis Pereira e Altivo Lima.

Em 30 de agosto de 1946 foi fundado, no Cerro do Estado, por Onorivaldo Saraiva, João Albuquerque Filho, Darcí Albuquerque, Graciliano Ávila entre outros, o Fluminense Futebol Clube.

Em 1o de dezembro de 1949 foi fundado o Estrela Futebol Clube por Luis Carret e Juvenal Costa.

Em 23 de março de 1956 foi fundado por Edgar Castro, Artur Dias, Demoir Monks e Juvenal Reis, o time de futebol azul e branco, com intenção de promover o esporte e lazer para uma pequena vila habitacional de funcionários públicos. Chamado de Central F.C., talvez tenha sido o clube leonense a divulgar o seu futebol em lugares mais distantes, chegando em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, etc.

Em 8 de outubro de 1961 foi fundado o 8 de Outubro F.C. com as cores verde e branco. Hoje chama-se Sociedade Cultural Esportiva Oito de Outubro e foi incluída a cor preta. Os fundadores foram: Edgar Dutra, Gilberto Dutra, Floriano Dutra, Adalberto Dutra, Orlando Bouças, Vanderlei Petiz, Edmundo (Condunga), Perlindo Campos entre outros. O oito de outubro, além de ter a torcida mais fiel do Capão do Leão, foi o primeiro clube leonense que teve uma mulher como presidente, a Sra. Eva Furtado, em 1986.

Em 12 de outubro de 1968, 20 funcionários público federais reuniram-se no antigo hotel da fazenda modelo da palma e fundaram o time de futebol verde e branco chamado Palmeiras. Seus primeiros diretores foram Francisco Silva, José Carlos Braz, Gilberto Natighal, Trajano Lopes, Adão do Santos, Josenir e Olavo Zechin.

Em 27 de maio de 1978, tendo à frente José Francisco Lopes, mais um clube de futebol, azul e branco. O time da Embrapa, composto por empregados da mesma, foi criado por uma determinação vinda de Brasília e sua primeira diretoria foi composta por João Nilo Rodrigues, Rui Alves, Eleodoro Medina, José Ossanes, Suzana Oliveira, Adão Dias, Darci Bitencourt, Pedro Xavier e Schirlei Souza.

Santa Tecla FC - Ver texto 16 do dia 12/03/2006.


PETIZ. "Conheça um pouco dos nossos clubes" - Jornal Correio Popular, Capão do Leão, nov de 1986 - Pag 7

----------------------------------------------------------------------------
Atualização: 05/04/2006

O Fluminense também fez partidas distantes, em Candiota, Bagé, Santana do Livramento, Piratini, Herval, Rio Grande, Canoas, São Lourenço, Canguçu, Pinheiro Machado etc.. e tambem disputou campeonatos, como a copa paqueta, leonense e colonial.

contribuição: Sr. Jairo Umberto Pereira Costa

2 comentários:

Davi Zecchin disse...

Vale a pena lembrar que o único time que sagrou-se campeão do acirradíssimo campeonato leonense de futebol de forma invicta foi o Palmeiras, em 1987. Da-lhe Verdão da baixada da Palma!

Eder H. da Rosa disse...

Ta certo!!
Mas o Unico Capeão colonial de Capão do Leão é o vôvô!
Santa Tecla FC!

Dalhê meu colorado Leonênse!