sexta-feira, março 10, 2006

9 - Primeiras Sesmarias


Em 18/05/1758, o Coronel Thomaz Luiz Osório recebeu terras de um trato com Gomes Freire de Andrade (Conde de Bobadela), então Capitão General da Capitanias do Sul. Essas terras, partindo do rincão originário do Município de Pelotas, estendiam-se desde o Sangradouro Mirim (São Gonçalo) e Arroio Pelotas, contornando o Arroio Corrientes e deste até a Lagoa dos Patos, no lugar de Canguçu.

Com o passar dos tempos o litoral ia sendo partido. Sete estâncias surgiram: Feitoria, Pelotas, Monte Bonito, Santa Bárbara, São Tomé, Pavão e Sant´Ana.

1a – Feitoria – Paulo Rodrigues Xavier Prates
Limites: ao norte com Arroio Grande; ao sul com Arroio Corrientes; ao leste com a Lagoa dos Patos e à oeste com a Serra dos Tapes.

2a – Pelotas – (4/6/1779) Manoel Bento da Rocha e Izabel Francisca da Silveira
Limites: ao norte com Arroio Corrientes; ao sul com Rio Pelotas e Canal São Gonçalo; ao leste com a Lagoa dos Patos e à oeste com a Serra dos Tapes. A viúva de Osório vendeu estas terras para Izabel Francisca da Silveira e Manoel Bento da Rocha. Geraram as estâncias Patrimônio, Graça, Galatéia e Laranjal.

3a – Monte Bonito (1/2/1779) - Tenente de Dragões Manoel Carvalho de Souza
Limites: ao norte e leste com Rio Pelotas; ao sul com o Canal São Gonçalo e a oeste com o Arroio Santa Bárbara.
Em 7/5/1780, Monte Bonito foi vendida para o Padre Pedro Pires da Silveira e, em 2/4/1781 vendida a Antônio da Silva Casado. Houve uma segunda divisão de terras, entre 19 pequenos proprietários. As estâncias deram origem a mais ou menos uma dúzia de charqueadas. Com a segunda divisão, de pequenos lotes de terrenos, foram implantadas perto de 30 estabelecimentos, destinados exclusivamente ao preparo da carne salgada e seus subprodutos.

4a – Santa Bárbara – Theodoro Pereira Jácome

Limites: ao norte com Arroio Santa Bárbara; ao sul com Arroio Moreira; ao leste com o Canal São Gonçalo e a oeste com a Serra dos Tapes. Não sabe-se quem foi o primeiro proprietário. Foi aremmatada em hasta pública por Theodoro Jácome.

5a - São Tomé – Manoel Moreira de Carvalho

Limites: ao norte com Arroio Moreira; ao sul com Arroio São Tomé (atualmente conhecido como Arroio Padre Doutor); ao leste com o Canal São Gonçalo e a oeste com a Serra dos Tapes.
Estas terras, antes de pertencerem a Manoel Moreira de Carvalho, foram de Antônio dos Santos Saloio .

6a – Pavão (1775) – Rafael Pinto Bandeira
Limites: ao norte com Arroio São Tomé; ao sul com Arroio Pavão; ao leste com o Canal São Gonçalo e a oeste com a Serra dos Tapes.

7a – Santana (1777) – Antônio Araújo
Limites: entre Arroio Pavão e Rio Piratini.

[MOREIRA 1990] MOREIRA, Angelo Pires. Primordios de Pelotas. IHGPEL – Revista do Instituto Histórico Geográfico de Pelotas. Abr/jun/1990.

As terras onde atualmente fica o Capão do Leão estão onde foram as estâncias São Thomé, Pavão e Santana. A cidade está onde foi terras do Pavão.

Glossário:
SESMARIA é um grande pedaço de terra onde o comprimendo e largura saõ fixos em léguas.
TRATADO é um grande pedaço de terra onde não há nenhuma referênvia de medida.

Nenhum comentário: