quinta-feira, março 09, 2006

7 - Narciso Silva


Teve 10 filho mais 4 de criação; comerciante, radicou-se na localidade de Hidráulica (Capão do Leão / RS). Sua moradia era pousada dos Carreteiros e Tropeiros que conduziam o gado para abate nos frigoríficos de Pelotas, sendo também o encontro dos Políticos da época. Instalou em Capão do Leão outro estabelecimento comercial paralelo ao anterior para melhor atender os que lhe procuravam pois sempre foi muito estimado. Possuidor de caráter filantrópico, aplicava a homeopatia que conhecia por aprofundado estudo, e sempre que procurado a qualquer hora do dia ou noite, com sol escaldante ou forte tempestade, sem medir distâncias, no lombo de um cavalo ou charrete, passando noites à cabeceira do enfermos, doando os remédios ou até ajudando com seus poucos recursos financeiros. Curou muitas pessoas residentes do Capão do Leão que estavam desenganados por médicos conhecidos. A esposa Balbina sempre o auxiliou principalmente secando frutas para doarem aos enfermos ou suprindo outras necessidades. Na política foi sempre um baluarte na defesa dos interesses do Capão do Leão, liderando o partido Libertador, hoje PMDB. Em todas as situações ameaçadoras não media esforços, e com coragem chegou certa vez a autorizar a derrubada da ponte de Piratini, para que as tropas revolucionárias dos adversários que vinham de Bagé não impedissem a posse de Zeca Neto em Pelotas. Fato pitoresco deu-se quando João Cunha, então seu funcionário foi obrigado pelas forças de Hipólito Ribeiro a subir em um poste da Cia Telefônica e cortar os fios a fim de que Narciso não obtivesse informações. De outra feita acolheu dois políticos fugitivos, sendo que dias depois foi ameaçado por um deles o que lhe custou uma detenção. Saiu vitorioso pronunciando eloqüentemente discurso na praça da República, hoje Cel.Pedro Osório, sendo muito aplaudido, dito discurso foi publicado pelo Jornal da época.
Quando houve grande catástrofe em Santos (São Paulo), com desmoronamento Narciso promoveu uma festa beneficente angariando fundos que enviou toda a importância arrecadada para as pessoas vitimadas. Narciso Silva foi um Maçom e verdadeiro Espírita, dado ao seu desprendimento e grande amor ao próximo.

2 comentários:

saccofampel disse...

Partido libertador e PMDB? Essa associação não é correta!!!

saccofampel disse...


Essa associação entre Partido Libertador e PMDB é totalmente equivocada. É como dizer que um dinossauro do período jurássico é igual a um lagarto da Ilha de Java.