quarta-feira, março 08, 2006

6 - Pedra da Bandeira


No início do século XX, chegou no Capão do Leão uma Empresa Francesa (Compagnie Française du Port) para a exploração de pedras. Os franceses ergueram a bandeira da França sobre uma grande pedra no topo da pedreira. Os funcionários da Cia, brasileiros, mesmo sendo empregados, ficaram insatisfeitos com a atitude e arrancaram a bandeira da França e trocaram pela bandeira do Brasil. Esta pedra foi batisada de Pedra da Bandeira e representava honra, coragem e amor a pátria aos leonenses.
Com a justificativa que a pedra da Bandeira poderia rolar da pedreira e cair sobre o povoado, segundo comissão técnica constituída pelo prefeito de Pelotas da época, em 1971 ordenou-se a destruição da Pedra. Foram muitos os protestos onde alguns diziam que não havia a menor hipótese da pedra cair e outros pediam para planejar uma melhor sustentação da mesma. Mesmo com todos os movimentos contrários, a pedra foi destruída. Foram necessárias várias explosões de dinamite.

DIÁRIO POPULAR. Todos querem conservar a Pedra da Bandeira. Pelotas: Caderno de Turismo. 6/6/1971
DIÁRIO POPULAR. Câmara Municipal: Comissão da Pedra da Bandeira ouviu os interessados ontem. 29/6/1971

Em [REZENDE, Marcos. Emancipação: anseio do distrito pelotense de Capão do Leão. Porto Alegre: Correio do Povo. 1/3/1978. INTERIOR pag.13] diz que a Pedra da Bandeira foi derrubada em 1975 por iniciativa do prefeito Ary Alcântara.

-------------------------------------
Postagem atualizada em 11nov2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Tche meu amigo Artur queria muito qtu caso saiba me informe o mes de implosão da pedra da bandeira por favor!
um Baita Abraço!

Arthur Victoria Silva disse...

24 de março de 1973.