terça-feira, março 21, 2006

37 - Ana Maria Victoria Silva


Filha de Ruy Teixeira Victoria e Amália Iracema Ribeiro Victoria, casou com Clóvis Roberto dos Santos Silva e teve 5 filhos: Arthur, Rafael, Marcos, Ricardo e Ana Roberta.

Teve formação primária na Escola Dr. Dario da Silva Tavares, Ginasial no São José, onde também teve formação de professora. Pós-graduou-se pela UFPEL em Administração Escolar.

Iniciou como professora primária em 1965 no G.E. Faria Santos, nas Pedreiras do Estado no Capão do Leão onde foi Diretora; Lecionou nas escolas: G.E.Mathias Velho, em Canoas; Escola Rural Alvim Garcia e Escola Lauro Ribeiro, na Granja Bretanhas, em Jaguarão; G.E. do Bairro Lindóia, em Pelotas; Faculdade de Educação da UFPEL. Foi Diretora da E.E. de 1o e 2o Graus Presidente Castelo Branco, no Capão do Leão, onde implantou o curso de 2o Grau (1987/1988). Assessora Técnica da 5a Delegacia de Educação durante 12 anos e Delegada de Educação da 5a Região Escolar no período de 1988 à 1991. Trabalhou no Núcleo de Assessoramento à Educação Básica da UCPEL.

Teve participação atuante no CPERS/Sindicato, na Associação Sul-Riograndense de Professores, no Conselho de Diretores de Escolas Estaduais da 5a RE, representando o município, e no Conselho de Delegados de Educação do RS.

Líder emancipacionista dos movimentos de 1963 e 1982, participante na Casa da Amizade do Rotary Clube do Capão do Leão, e com marcante atuação ao lado de Clóvis Roberto quando este exerceu a presidência do Santa Tecla F.C. por três gestões.

Ativa participação no PMDB do Capão do Leão, compondo o Diretório, tendo sido Vice-Presidente no período de 1987/1989. Integrou diversos movimentos partidários, como o das Diretas Já, em vários locais do RS. Concorreu a vereadora, em 1992, no Capão do Leão pela União Popular Leonense

Tirado do texto UM LEONENSE de Vanderlei Petiz, publicado em [TRIBUNA DO SUL], 28 e 29-09-1991, pág.7 e [ARQ VICTORIA SILVA]

Nenhum comentário: