sexta-feira, março 10, 2006

11 - Idylio Manoel dos Santos Victoria

Nasceu em Jaguarão, no dia 8 de junho de 1885 e faleceu no Capão do Leão a 24 de março de 1968. Era filho de Manoel dos Santos Victoria e Maria Francisca dos Santos Victoria. Foi casado com Alayde Teixeira Victoria, de cujo consórcio deixou doze filhos:- Iracema, Ruy, Maria Manoela, Rubém, Idylio, Manoel José, Carmem Alayde, Pedro, Valter, Getúlio, Zita e Osvaldo Teixeira Victoria.
Desde muito cedo teve destacada atuação na vida pública. Aos 15 anos já auxiliava seu pai, o Comissário Manoel Victoria no policiamento da vila do Capão do Leão. Depois ingressou na Viação Férrea, como telegrafista, conferente e agente de Estação. Casou com Dona Alayde em 1912, tendo posteriormente se dedicado ao magistério público no município de Rosário do Sul. Com a morte de seu irmão Pedro dos Santos Victoria, então escrivão distrital do 4o distrito de Peloyas foi nomeado para esse cargo, em 1918. Exerceu o cargo de escrivão distrital até 1951, quando se aposentou.
Foi chefe do Partido Republicano no distrito, sucedendo ao Cel. Teófilo Torres. Sempre militou na política-partidária: Com a extinção do Partido Republicano filiou-se ao Partido Liberal, depois ao Partido Social Democrático e por último a Aliança Renovadora Nacional.
Foi Vereador de Pelotas integrando a bancada do Partido Social Democrático, no período de 1951 a 1955, com destacada atuação na defesa dos interesses do Capão do Leão.(1)

(1) [ARQ JACY] Arquivo particular de Jacy dos Santos Silva.

6 comentários:

Caroline disse...

Faço parte dos victorias,sou filha do Idylio Roberto da Cunha Victoria e fiquei triste em receber uma cópia da história com meu nome e data de nascimento errado.Mas fico feliz em fazer parte desta linda família.Se tiver como me mandar mais dado sobre a festa q aconteceu em Pelotas agradeço.Caroline

Arthur Victoria Silva disse...

Olá prima Caroline,
Me envia teu endereço de email (para arthurvictoria@gmail.com) para que possamos corrigir o que está errado. Um grande abraço. :o)

Paulo Rogerio disse...

ola Arthur victoria ! me chamo Paulo Rogerio, moro em Porto alegre, minha avó se chama Zair maria victoria dos santos. Atraves de um pedido dela, acabei por pesquisar a historia da familia victoria e acabei encontranto teu blogg.Ela é filha de Francisco Olavo dos Santos victoria(chico) e Herminia da Cruz Victoria. Se possivel ficariamos muito felizes de receber mais informações sobre meu bizavó, se as tiver. Meus parabens pela pagina e muito obrigado desde já.
ps- meu email é prssj@hotmail.com
abrigado, Paulo.

Paulo rogerio disse...

ola Arthur victoria ! me chamo Paulo Rogerio, moro em Porto alegre, minha avó se chama Zair maria victoria dos santos. Atraves de um pedido dela, acabei por pesquisar a historia da familia victoria e acabei encontranto teu blogg.Ela é filha de Francisco Olavo dos Santos victoria(chico) e Herminia da Cruz Victoria. Se possivel ficariamos muito felizes de receber mais informações sobre meu bizavó, se as tiver. Meus parabens pela pagina e muito obrigado desde já.
ps- meu email é prssj@hotmail.com
abrigado, Paulo.

Anônimo disse...

ola Arthur victoria ! me chamo Paulo Rogerio, moro em Porto alegre, minha avó se chama Zair maria victoria dos santos. Atraves de um pedido dela, acabei por pesquisar a historia da familia victoria e acabei encontranto teu blogg.Ela é filha de Francisco Olavo dos Santos victoria(chico) e Herminia da Cruz Victoria. Se possivel ficariamos muito felizes de receber mais informações sobre meu bizavó, se as tiver. Meus parabens pela pagina e muito obrigado desde já.
ps- meu email é prssj@hotmail.com
abrigado, Paulo.

Arthur Victoria Silva disse...

Que beleza, Paulo! Teu bisavô era irmão do meu bisavô Idylio. Vou te enviar informações por email. Grande abraço.