terça-feira, março 07, 2006

1 - O Início da Villa do Capão do Leão

A Vila do Capão do Leão nasceu por volta de 1888. Com a necessidade de exploração em grande escala das pedreiras, cresceu também a necessidade de mão-de-obra. Dezenas de operários foram recrutados em Pelotas e municípios vizinhos e como, na época, o acesso por estrada (terra batida) era muito difícil, principalmente na época de chuvas, os operários acabaram por começar a construir moradias perto do local de trabalho, trazendo suas famílias e dando início a vila.

Segundo [COSTA 1922], Capão do Leão era um povoado entre o Cerro do Padre Doutor e Pedreiras, até a estrada da Palma e se prolongava entre as divisas dos Campos de José Maria da Cunha e Luiz Nunes Baptista e Arroio São Thomé.

[COSTA 1922] COSTA, Alfredo R. da. O Rio Grande do Sul – Completo Estudo sobre o Estado. Volume II. Porto Alegre: Livraria do Globo. 1922. Pág. 78

6 comentários:

Gabriel Andina disse...

po o blog ta mto massa,parabens meu mostrando nossa história!!abraço!!

Gabriel Vilela Andina!!

Luis Carlos( Peão) disse...

Valeu meu amigo, por divulgar a história de nosso Capão do Leão.

Joaquim Dias disse...

Creio que a referência do Sr. Costa foi feita em torno de informações superficiais. Ao que me consta como pesquisador do município, Capão do Leão por essa época já formava um povoado (ralo, é verdade!). Tenho informações que dão conta da década de 1860 sobre o surgimento das primeiras aglomerações.

Joaquim Dias disse...

Creio que o Sr. Alfredo Costa faz uma projeção em torno de algumas informações superficiais. Como pesquisador da história do município, tenho informações que já nessa época Capão do Leão constituía um povoado (ralo, é verdade!). Creio que o surgimento das primeiras aglomerações, segundo me consta, remete a década de 1860.

Arthur Victoria Silva disse...

Prof. Joaquim. Muito interessante! Eu encomendei livros de Notas (compra e venda de terras) de Pelotas, no Arquivo Público do Estado, desta época, para ver se encontro algo sobre o povoado e moradores. Devo estar indo amanhã fazer as consultas.

Victor Costa disse...

arthur, parabens teu blog ta muito 10!!
deve se lembrar de mim sou o filho do adenir. abraço.